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Dia dos Pais – 12 de Agosto

 

Dia dos Pais

Onde tem amor, tem presente.

Uma das datas mais populares do calendário brasileiro, e bastante importante para o comércio, o Dia dos Pais, comemorado no dia 12 de agosto, é uma ótima oportunidade para alavancar as vendas no segundo semestre e homenagear figuras fundamentais da vida de qualquer pessoa: o pai.

Das pequenas ideias surgem grandes resultados. Acreditar no seu potencial criativo é fundamental para promover um envolvimento cada vez maior do cliente com sua empresa.

Como Vender Mais

Dicas de marketing para o Dia dos Pais

Os benefícios das datas comemorativas para o varejo não ficam apenas na esfera das vendas. Se bem aproveitadas, ocasiões como Dia dos Pais, podem contribuir também para o fortalecimento e expansão da sua marca, para a melhora no índice de clientes fiéis e até mesmo para posicionar melhor sua empresa no mercado.

Confira algumas ideias práticas que podem ser úteis nessa e em outras grandes oportunidades para o varejo. Seu bolso e seus clientes agradecem!

1) Desenvolva parcerias que podem agregar valor ao que você vende

O presente do Dia dos Pais não é apenas um símbolo de consumismo. Ele ajuda filhos, esposas, netos, afilhados (e assim por diante) a dizerem: “Eu te amo”, “obrigado” e tantas outras mensagens que muitas vezes ficam guardadas apenas no coração. Fazer com que esse momento seja ainda mais especial é algo que pode diferenciá-lo na corrida para vender mais nessa época do ano.

  • Uma maneira de fazer isso é desenvolvendo parcerias com outras empresas para oferecer brindes ou realizar sorteios de algo que vai fazer os presenteadores (seus clientes) se aproximarem ainda mais dos presenteados (pais, avôs, padrinhos, etc.).

2) Brinque com a tradição

Sabe aquela história de que no Dia dos Pais as pessoas sempre compram as mesmas coisas: (especialmente) gravatas, canetas, canecas e meias? Então, que tal usar a criatividade para chamar a atenção dos clientes usando esse costume?

Exemplos:

“Não compre uma gravata para o seu pai. Compre um tablet e nós daremos a gravata de brinde.”

“Vai comprar meia de novo para o seu pai? Compre um notebook e nós damos a meia de graça.”

“Neste Dia dos Pais, esqueça as meias e gravatas. Veja nossas opções de produtos e dê para o seu pai um presente tão legal quanto ele!”

3) Faça concursos especiais para o Dia dos Pais

Concursos são excelentes formas de promover o engajamento entre o público e sua marca. No varejo, esse tipo de ação é muito comum – especialmente em datas especiais.

Exemplos

  • Concurso de fotografia: Peça para os clientes enviarem uma foto deles com seus pais/com as figuras paternas de sua vida e publicarem em uma plataforma (pode ser um site ou rede social). O autor da foto mais votada leva um presente especial – que pode ser uma foto profissional dele com o pai, um álbum de fotos bacana para ele encher de retratos de família ou qualquer outra lembrança que valorize a relação familiar.
  • Concurso de poesias: Desperte o lado poeta dos seus clientes e peça para eles declararem seu amor aos pais por meio de versos. Os melhores poemas ganham um prêmio – que pode ser um brinde, um desconto final na compra de Dia dos Pais, uma viagem ou evento especial para premiar os poetas.
  • Concurso “Meu pai é meu herói”: A ideia aqui é fazer os clientes compartilharem histórias que mostrem por que seus pais são verdadeiros heróis. Essa é uma maneira do público demonstrar admiração e respeito pelos seus pais – isso, por si só, já é um presente e tanto.

4) Ajude seu cliente a escolher o presente ideal

Escolher um produto para si mesmo já é uma tarefa difícil. Afinal, são tantas as opções disponíveis no mercado que o mais comum é a gente querer levar tudo para casa. Imagine, então, quão difícil é quando a questão é escolher um presente para outra pessoa – ainda mais quando se trata de alguém a quem amamos tanto…

Se você souber como usar essa dificuldade a seu favor, pode sair na frente da concorrência nesse período de vendas em alta. Uma forma de tornar isso possível é criando conteúdos que ajudem o seu cliente a decidir o que comprar para a figura paterna que ele quer presentear.

Use sua imaginação para criar os conteúdos de acordo com os produtos disponíveis em sua loja. Para divulgar esses materiais, você pode enviar e-mails ou publicar as sugestões em alguma rede social.

5) Conheça as preferências dos pais dos seus clientes

Conhecendo as preferências de quem será presenteado por seus clientes, sua loja terá mais conhecimento sobre o que sugerir e ofertar neste Dia dos Pais. Essas informações serão úteis, também, na hora de montar kits especiais para a data.

Pode obter estas informações com seu público interno, fazendo os seguintes questionamentos:

O que você ganhou de Dia dos Pais nos últimos anos?

Qual foi o presente de que mais gostou? Por quê?

De quem você ganhou este presente?

O que gostaria de ganhar este ano?

O que não gostaria de ganhar este ano?

Além de entender a preferência dos presenteados, você vai saber também quem são seus verdadeiros clientes nessa data, ao descobrir quais pessoas deram presente para os pais nos anos anteriores.

6) Ajude pais carentes

Assim como existem crianças carentes, também existem alguns pais carentes que, por algum motivo, estão afastados de suas famílias. Que tal sua loja abraçar essa causa e presentear esses pais? Para isso, desenvolva uma parceria com entidades  assistenciais de nossa cidade com potenciais pessoas.

  • Peça para os seus clientes se envolverem na causa. Coloque uma caixa para doações (de presentes) na loja, explicando que elas serão destinadas a pais carentes, que estão longe de seus filhos.

Além de ajudar essas pessoas, sua marca ganhará muitos pontos com o público com essa simples ação. Todos saem ganhando – especialmente aqueles pais que terão um dia muito mais especial.

7) Promova as histórias dos pais que estão diariamente na sua loja

Não esqueça que em sua empresa também existem pais! E promover as histórias deles para chamar a atenção do público é uma excelente ideia. Isso vai aproximá-lo dos clientes, mostrando um lado mais humano da marca.

Exemplos de ações nesse sentido:

  • Os vendedores que também são pais podem vestir uma camisa com a frase “Eu também sou pai”. Isso mostra que ele tem conhecimento de causa e entende os pais dos clientes e, por isso, saberá como orientar os filhos a encontrarem o melhor presente para essa data.
  • Por meio da ação “Os pais de nossa loja”, escreva histórias de seus colaboradores que são pais. Os textos podem retratar as angústias de um pai de primeira viagem ou as alegrias de um pai que adotou uma criança, por exemplo. Peça para os profissionais da sua loja dividirem histórias sobre a paternidade deles e solicite autorização para divulgá-las – nas mídias sociais da empresa, ou ainda em pequenos cartazes espalhados pelo ambiente da loja.
  • A ação “Nossos pais” pode funcionar assim: cada colaborador dá um depoimento contando algo importante sobre seu pai. Pode ser a história de como o pai o ajudou de alguma forma, a importância da figura do pai em sua vida e assim por diante. O importante é mostrar que os membros da sua equipe entendem a relevância desse dia para o cliente, já que também é importante para eles mesmos.

(fonte: Blog do Varejo)

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