Varejo em Pauta

Aqui no Varejo em Pauta, você terá acesso semanalmente a um áudio que se propõe a compartilhar experiências e conhecimento.

Em até 3 minutos, de modo simples e acessível, a FCDL/SC apresentará informações que visam oferecer alternativas para o empresário associado da CDL melhorar a performance do seu negócio, disseminar boas práticas de varejo e transmitir estímulos para o bom desempenho de suas atividades.

É Brincadeira!

Você acha que só quem vende produtos infantis vai faturar no Dia das Crianças? Mesmo que você não trabalhe com produtos para a criançada, esse é o momento para se conectar com o seu cliente de um modo divertido. Use a criatividade e a alegria como norte e não perca a oportunidade de cativar o consumidor.

É tão bom ativar o modo criança e desfrutar de boas lembranças e boas risadas!

Resgate elementos que mexam com as memórias da infância e com a emoção do seu público. Use esses elementos nas redes sociais, nas vitrines, nos cards para whatsApp. Você também pode disponibilizar guloseimas, dentre outras ações divertidas que irão alegrar e encantar o cliente.

Bora Brincar!

Como melhorar seus resultados

Você acredita que o resultado das suas vendas pode ser melhorado?

Chega a doer no coração quando ouvimos alguém reclamar do atendimento, e realmente é muito frustrante. Quando analisamos o quanto se deixa de faturar por causa disso, se percebe o desperdício de esforço que existe no varejo. Por que negligenciamos tanto dando menos atenção do que deveríamos ao fator que faz tanta diferença no resultado. A qualidade no atendimento é essencial para o crescimento de uma empresa.

Setembro Amarelo

Existe outra pandemia silenciosa que afeta milhares de pessoas no mundo inteiro e que pode gerar consequências graves. O mês de setembro recebeu a cor amarela para nos lembrar que a depressão é uma doença grave que pode levar ao suicídio. Para combatê-lo, o primeiro passo é observar as pessoas que estão ao seu redor. O Varejo em Pauta desta semana convida você a ter esse olhar com o próximo. A dedicação, empatia e atenção podem salvar vidas.

Mês do Cliente

Em setembro celebramos o Mês do Cliente, iniciativa pensada para os lojistas se aproximarem dos consumidores. Apesar da pandemia ter mudado a forma como lidamos com as relações de compra e venda, é evidente que o cliente do comércio local é imprescindível para o fortalecimento da atividade lojista. O Varejo em Pauta desta semana traz dicas de como aproximar o cliente neste novo cenário, afinal ele é a razão de existir do seu negócio.

Conteúdo é Rei

O conteúdo que você transmite para os seus clientes fala muito sobre o seu negócio. Na hora de abastecer as suas redes sociais com publicações, lembre-se que a venda é consequência. A plataforma serve principalmente para a sua audiência manter o interesse em acompanhar a loja e criar o relacionamento. Acompanhe no Varejo em Pauta desta semana algumas estratégias para a criação de conteúdo com relevância.

Técnica ou Emoção

Com o cenário atual em que estamos sofrendo diversas mudanças e as consequências delas, como a sua equipe tem lidado com as emoções? O controle emocional é fundamental para atingir com êxito todas as tarefas que lhe são confiadas. Quando se trata do setor do varejo e atendimento ao público, torna-se obrigatório prestar atenção neste quesito. O Varejo em Pauta desta semana traz dicas de como auxiliar a sua equipe a desenvolver essa habilidade.

Sua Majestade

Você valoriza a pessoa mais importante para o seu comércio? Em setembro comemoramos o mês do cliente. O Varejo em Pauta desta semana instiga uma reflexão: o seu negócio atende os seus desejos ou o do consumidor? Estamos diante de um cenário nunca vivido, onde trouxe diversas inseguranças para o comércio, mas também para o cliente. Aproveite o próximo mês para desenvolver soluções que atendam as necessidades daqueles que são a razão do seu comércio existir.

Caso de Amor

A sua equipe é apaixonada pelo seu negócio? Como fazer isso acontecer? O Varejo em Pauta desta semana traz dicas de como manter a sintonia com os colaboradores e, principalmente, o que não se deve fazer para abalar o espírito de equipe. Nunca esqueça que a motivação traz melhores resultados! E um funcionário satisfeito reflete em um bom atendimento e um próspero clima organizacional que se estende ao cliente.

Ouse

Soluções criativas precisam ser implementadas diante de uma crise. Parece difícil imaginar, mas quando estamos enfrentando situações inusitadas e saindo da nossa zona de conforto é onde surgem novas ideias. O grande desafio é enfrentar nossos medos e inseguranças para deixar que elas apareçam e se materializem. O podcast desta semana mostra que a ousadia e criatividade podem render bons frutos para o seu negócio.

Dia dos Pais

Todas as datas comemorativas deste ano exigiram uma adaptação do comércio. Neste Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto, não será diferente. Dentro do contexto em que estamos vivendo, as relações estão cada vez mais valorizadas. Portanto, o papel do comerciante é mostrar que a pandemia não impedirá os filhos de homenagearem seus pais e, para auxiliar na divulgação, a FCDL/SC lançou uma campanha que já está disponível para download no site. Acesse aqui.

Pequenos Gestos, Grandes Mudanças

Mudar o ângulo de visão a respeito da sua empresa é importante para que novas ações entrem em cena e ajustem os detalhes necessários. É preciso mudar hábitos e encontrar estímulos de tempos em tempos para estar preparado para receber as inovações que estão por vir, além de estar atento ao que os consumidores têm a dizer. Saiba como encontrar o seu diferencial no podcast desta semana.

Dia dos Avós

No dia 26 de julho é celebrado o Dia dos Avós. Em tempos de isolamento social, é necessário manter a distância dos idosos para protegê-los. Mas com um pouco de criatividade e com a ajuda da tecnologia, é possível se fazer presente. E você, lojista, deve se preparar para a data. Mais do que nunca, uma boa divulgação é imprescindível. O podcast desta semana convida você a utilizar as peças da campanha do Dia dos Avós no site da FCDL/SC.
 

Vitrine Virtual

Diante da nova realidade onde todos os segmentos precisam se reinventar, quem implanta soluções inteligentes para alavancar o negócio saí na frente. A digitalização está mais importante do que nunca e, pensando nisso, a FCDL/SC lançou uma plataforma online chamada QCompras. A ferramenta funciona como uma verdadeira vitrine virtual e permite facilidade ao divulgar produtos, serviços e promoções, receber pedidos e interagir com os clientes. Ficou interessado? Saiba mais no Varejo em Pauta desta semana.

Mudança de Planos

2020 tornou-se atípico. Diante de um cenário de pandemia, os planos tiveram que ser mudados ou repensados de outra forma. E não foi diferente com o CDL na Escola. A edição deste ano foi adiada para o primeiro semestre de 2021, mas o engajamento nas CDLs continua sendo fundamental neste período. Saiba mais sobre o assunto no Varejo em Pauta desta semana.

Como Anda sua Comunicação?

Uma comunicação simplificada e transparente se faz ainda mais necessária em momentos de crise. Se essa habilidade ainda não faz parte da rotina do seu negócio, comece a praticá-la com a sua equipe. Uma grande dica é obter conhecimento sobre o negócio ou produto que deseja divulgar. Quando temos propriedade sobre o assunto, a mensagem torna-se mais clara para o cliente. Saiba mais sobre o assunto no podcast desta semana.

Comércio Consciente

Manter o otimismo não é nada fácil em tempos de pandemia. Mas só vamos vencer essa crise se cada um fizer a sua parte, principalmente no que diz respeito às medidas de segurança. A FCDL/SC criou a campanha Comércio Consciente com o objetivo de reforçar as recomendações de segurança para evitar novas medidas restritivas. É protegendo a sua cidade e o seus clientes que vamos voltar a fortalecer o comércio. Conheça mais sobre a campanha no podcast desta semana.

Vai dar Match

As relações estão se fortalecendo e cada vez mais percebemos a importância de estar perto de quem amamos. O Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, será diferente neste ano e tanto os casais quanto os lojistas precisam se reinventar para conseguir surpreender. O podcast desta semana incentiva o uso da criatividade para criar lembranças inesquecíveis ao seu cliente. Aproveite também para baixar a campanha feita especialmente para esta data que estimula o comércio local e a retomada do crescimento da economia.

Outro Cliente

Uma boa venda é conquistada quando conhecemos verdadeiramente o cliente. Sabemos dos seus anseios, necessidades, preferências e gostos. Mas, diante do cenário atual, você acha que a mentalidade do consumidor permanecerá a mesma? O podcast desta semana fala sobre possíveis comportamentos pós-crise e reforça a importância do varejo se reinventar.

Novas Possibilidades

Em tempos de crise, o cliente precisa de você e da sua proatividade. E será que o seu negócio está sendo visto para atender as necessidades do público-alvo? A web já era uma ferramenta essencial e, em tempos de pandemia, consolidou-se como a principal vitrine dos lojistas. Mais do que nunca, é preciso levar a sério essa plataforma e gerar conteúdo de qualidade para alcançar o consumidor e aumentar o número de vendas. Confira algumas dicas de como melhorar o engajamento na web no podcast desta semana. Aproveite também para acessar os conteúdos da RockContent, empresa líder global em marketing de conteúdo.

Cuidar do Time

Você tem se adaptado ou lamentado pelo tempo que estamos enfrentando? Neste período, você lojista, tem cuidado do seu time? Afinal, este é um dos papéis mais importantes da liderança: cuidar das pessoas, pois elas cuidam do seu cliente, e por consequência, do seu negócio. É possível avaliar o grau de comprometimento dos profissionais que vendem a sua marca? Quanto mais difícil a situação, mais perto é preciso estar. Para ajudar nesta tarefa, no podcast de hoje separamos algumas dicas para você cuidar da sua equipe.

Dia Das Mães Diferente

O Dia das Mães está se aproximando e certamente será muito diferente de todos que vivemos. Novas possibilidades terão que ser inventadas para mostrar ao consumidor que perto ou longe, é possível se fazer presente nesta data tão especial. Este é o mote da campanha disponibilizada pela FCDL/SC, que vai ao encontro do cenário em que vivemos. No Varejo em Pauta desta semana trazemos soluções de venda para mostrar ao cliente que, mais do que nunca, a maternidade merece ser valorizada.

Aposte no Digital

Estamos diante de um cenário complexo e o varejo está sentindo os efeitos da pandemia na pele. Em momento algum da história, a presença no digital fez tanta diferença frente às incertezas. Lives, redes sociais, novos aplicativos de venda e um mundo de possibilidades estão sendo disponibilizadas para dar um novo fôlego ao comércio. Conheça mais sobre essas novas soluções no Varejo em Pauta desta semana.

Valorize o Comércio Local

Reinventar-se já está no DNA do lojista. Quantas transformações o varejo já enfrentou e agora estamos diante de uma pandemia que trouxe desafios ainda maiores. Diante das adversidades, é necessário agir com bom senso e mostrar para o consumidor que ele faz parte do desenvolvimento econômico da sua região. O Varejo em Pauta desta semana convida os lojistas a utilizarem a campanha “Valorize o Comércio Local”, desenvolvida pela FCDL/SC. Também fica o convite para os clientes abraçarem o comércio que sempre esteve ao seu lado e que gera emprego para a sua cidade.

Home Office

A expressão home office é uma das mais utilizadas no cenário atual de crise. A verdade é que o dever nos chama e o trabalho remoto tornou-se uma excelente alternativa para cumprir as tarefas na segurança de casa. O Varejo em Pauta desta semana traz dicas de como implantar o home office na rotina e torná-lo mais produtivo.
 

116 Milhões

Construir uma rede de relacionamento é imprescindível para potencializar os negócios de qualquer segmento. O networking certamente é uma habilidade que precisa ser praticada e, uma vez que realizado da forma correta, proporciona a troca de informações, de interesse e principalmente de apoio, tão necessário no cenário atual. Saiba mais sobre esse assunto no Varejo em Pauta desta semana.

Muito Importante

Qual solução podemos criar para ajudar no seu estabelecimento comercial? O Varejo em Pauta desta semana instiga os lojistas a pensarem em formas de melhorar a eficiência de seus serviços, proporcionando uma experiência melhor para o cliente. A FCDL/SC permanece à disposição para conversar com as CDLs sobre os serviços mais eficazes e quais devem ser aprimorados para atender a necessidade do varejo.

Especial Coronavírus

A pandemia mundial está impactando o movimento lojista de diversas maneiras. O Coronavírus trouxe incertezas e exige serenidade na tomada de decisões. A edição especial do Varejo em Pauta desta semana reforça algumas atitudes que podem ser tomadas para diminuir as consequências negativas do seu negócio e da sociedade de modo geral. É hora de pensar na coletividade, princípio básico do associativismo no qual estamos inseridos.
 
 

Vendemos Experiência

As datas comemorativas são excelentes oportunidades de cativar o público e fidelizar clientes. É preciso apostar na criatividade para ser notado diante de tantas opções no mercado. A Páscoa está se aproximando e pode ser considerada muito importante para o comércio. Confira dicas de como atrair o público no Varejo em Pauta desta semana. Aproveite também para conferir os materiais da campanha que estão disponíveis para download no site da FCDL/SC.

A Firma e Eu

Não é uma tarefa fácil separar os problemas pessoais da vida profissional. Saúde, finanças, relacionamentos, entre tantas outras áreas de vida podem afetar o rendimento no trabalho quando entram em crise. O Varejo em Pauta desta semana mostra como deve ser a postura de um líder diante destas adversidades para manter resultados positivos e uma equipe engajada.

Preparação

 
Você apoia o seu time na caminhada rumo ao conhecimento? O setor do varejo está passando por diversas transformações tecnológicas e a qualificação profissional torna-se essencial diante de um mercado cada vez mais competitivo. O Varejo em Pauta desta semana fala sobre a parceria da FCDL/SC com o Centro Universitário Católica de SC, que ofertará o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Varejo EAD com desconto exclusivo aos associados e colaboradores das CDLs.

Elas que Lutem

A presença feminina no setor varejista está cada vez mais significativa. No dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher e o Varejo em Pauta desta semana traz uma reflexão sobre a determinação feminina e o crescimento das empreendedoras no mercado de trabalho. Convidamos você a fazer o download dos materiais da campanha e reforçar a importância desta data na sua cidade.

Oportunidade

O Cadastro Positivo já é uma realidade no nosso país e oportuniza que o consumidor vire protagonista do próprio dado financeiro. As informações são utilizadas para subsidiar a análise de crédito e ofertar menos juros e condições facilitadas para quem estiver com o histórico positivo. Quer saber mais sobre a ferramenta? Confira no Varejo em Pauta desta semana.

Nativos Digitais

A comunicação da sua empresa está impactando os nativos digitais? A geração que nasceu com dispositivos eletrônicos e tecnologia em mãos tem habilidades diferenciadas no mundo digital e são ainda mais exigentes na hora de comprar um produto. O Varejo em Pauta desta semana traz dicas de como atingi-los pelos canais de comunicação do seu negócio.

CDL na Escola

O que você tem feito para preservar a sustentabilidade da região onde o seu negócio está inserido? O Varejo em Pauta desta semana apresenta o tema do próximo CDL na Escola: Cidades Sustentáveis. O concurso abordará tópicos como mobilidade, acessibilidade, gestão de resíduos, poluição e saneamento, levando aos professores e alunos da rede de ensino fundamental das escolas de Santa Catarina um relevante conteúdo de educação ambiental. Convidamos você a também buscar formas de engajar-se em prol da preservação da natureza.

Comunicação

Boa tarde, CDLs Catarinenses e seus Associados!

A comunicação do seu negócio aproxima ou distancia os clientes? Com a exigência do mercado, não há espaço para uma interação ineficiente. É através dela que você aproxima o cliente, seja por meio de um layout de vitrine bem estruturado até a qualidade do atendimento na loja. O Varejo em Pauta desta semana traz mais dicas de como realizar uma comunicação eficaz.

Volta às Aulas

O retorno para a escola é um momento marcante para o estudante. A empolgação é grande para rever os amigos e escolher novos materiais escolares, roupas e acessórios para começar com tudo novo. Esta é uma grande oportunidade para o varejo, já que a data abre a temporada do calendário promocional. Saiba melhor como aproveitar a volta às aulas para movimentar o seu negócio no Varejo em Pauta desta semana.

Fortes Emoções

No último podcast de 2019, o Varejo em Pauta reforça a importância do planejamento. É por meio dele que conseguimos materializar nossos sonhos e saber se estamos chegando no lugar certo. No caso do varejo, é fundamental articular as próximas estratégias do negócio. Desejamos que em 2020 seja um ano cheio de sucesso e que as boas ideias saiam do papel.

Balanço Geral

É comum fazer uma retrospectiva nesta época para relembrar os principais pontos positivos e negativos e traçar novas metas para o ano que vai iniciar. E não pode ser diferente no varejo. Aproveite o podcast desta semana para saber melhor como identificar os erros que precisam ser ajustados e aprimorar as técnicas que funcionaram para um ano novo mais promissor.
 
 

Papai Noel Chegou

O Natal anuncia que o ano do varejo está chegando ao fim. Nestes últimos dias de 2019, é tempo de colocar toda a energia que a data merece para conectar clientes com a sua marca. Confira o Varejo em Pauta desta semana para ver as possibilidades de turbinar as vendas e o relacionamento com o consumidor e a equipe.

Digital X Presencial

Investir no varejo digital ou presencial? Com as inovações tecnológicas, certamente esse questionamento já passou pela cabeça de diversos comerciantes. O Varejo em Pauta desta semana traz dicas de como aproveitar as vantagens que cada canal oferece e impedir que essa dúvida atrapalhe o foco no cliente.

Startups

A inovação no varejo faz com que os comerciantes revejam as práticas de mercado e busquem um alinhamento de dinâmicas mais atualizadas. No Varejo em Pauta desta semana, saiba mais como funciona o trabalho das startups e como os seus métodos ágeis podem trazer aprendizados e soluções para o seu negócio.

Hora do Show

Está quase chegando a data mais importante do varejo. O seu comércio está preparado para o Natal? O Varejo em Pauta desta semana traz um checklist para você se organizar e alcançar os resultados desejados neste período. Entre os principais itens abordados, não esqueça de definir ações e traçar um planejamento para atrair atenção do seu público-alvo.

Novembro Azul

As campanhas institucionais não são focadas em vendas, mas repercutem diretamente nos resultados. O Novembro Azul é um mês dedicado a conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata. Engajar-se na causa é mostrar que a sua empresa se preocupa com a sociedade onde está inserida. O Varejo em Pauta desta semana traz dicas importantes de como informar os seus clientes e funcionários sobre o assunto.
 
 

Black Friday

A Black Friday é uma megapromoção de vendas cujos descontos chegam a 70%. A data foi criada nos Estados Unidos e está cada vez mais consolidada no Brasil. A novidade deste ano é que pela primeira vez a quantidade de compras realizadas em lojas físicas devem se igualar ao e-commerce. Confira dicas de como preparar seu comércio para receber essa data no Varejo em Pauta desta semana. Faça o download dos materiais da campanha aqui.

Sempre Rosa

A responsabilidade social do varejo vai muito além da venda de produtos. Pensar no bem-estar e compartilhar informações com clientes e equipes é fundamental para garantir um negócio sustentável. Por isso, o Varejo em Pauta desta semana, convida você a participar da campanha Outubro Rosa. Atitudes simples como decorar a loja, divulgar dados e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico podem prevenir o câncer de mama.

Hora de Reciclar

O uso racional de energia é uma forma de sustentabilidade que pode gerar grandes benefícios para o seu negócio. Pensando nisso, a FCDL/SC firmou uma parceria com o Instituto de Estudos e Gestão Energética (INERGE), com o objetivo de implementar projetos que contribuam para a economia de energia em empresas associadas às CDLs do Estado. A ação faz parte do Recicla CDL – Eficiência Energética e é o tema do Varejo em Pauta desta semana.

Varejo Educação

Com a escassez dos recursos naturais, muito se fala em sustentabilidade e conscientização. O setor varejista também tem a responsabilidade de estimular novos padrões de comportamento no comércio e nos consumidores. Aproveite a chegada da primavera, o mês que a natureza revela a sua beleza, para debater o tema dentro da loja com os clientes. Pequenas atitudes podem gerar mudanças significativas. Para saber mais sobre o assunto, confira o Varejo em Pauta desta semana.

Isso importa

Criatividade é uma característica importante para o comércio que precisa se reinventar todos os dias. Você tem exercitado seu cérebro para ter uma mente mais criativa? Esta habilidade pode ser desenvolvida com uma triagem de conteúdo. Escolha bem o que você vai consumir, desde um livro, um programa na televisão ou uma música. Aumente seu repertório de experiências para sair fora da caixa e pensar diferente. Confira outras dicas no Varejo em Pauta para ter insights criativos e inovar o seu negócio.

Dia das Crianças

Você já percebeu que quando nos tornamos adultos vamos nos retraindo e deixando de lado a criatividade que se manifesta quando somos crianças? Com o dia 12 de outubro se aproximando, vamos deixar a criança que habita dentro de nós vir à tona. O Varejo em Pauta desta semana sugere que você promova um dia de descontração e brincadeiras com sua equipe para elevar o ânimo e trazer insights. Aproveite também o material produzido pela FCDL/SC para ativar seus clientes neste Dia das Crianças.

Semana do Brasil

A força das datas promocionais criam uma nova oportunidade de gerar negócios, vendas e estimular o crescimento do país. E para celebrar a Independência do Brasil, o poder público e a iniciativa privada uniram-se e criaram a Semana do Brasil. De 6 a 15 de setembro, o comércio intensificará promoções e descontos para acelerar o movimento em meio à retomada da economia brasileira. Os lojistas e consumidores catarinenses não podem perder esta oportunidade. Saiba mais no Varejo em Pauta desta semana.

Economia Prateada

Você já ouviu falar de economia prateada? De acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, a população acima de 60 anos cresce consideravelmente no Brasil. Estima-se que em 20 anos, mais de 88 milhões de brasileiros alcançarão essa faixa etária. A economia prateada nada mais é do que a atenção que o varejo precisa dar às necessidades deste público. O Varejo em Pauta desta semana traz dicas de como atrair o consumidor 60+.

Mês Quente

Setembro é comemorado o Mês do Cliente. Para estreitar ainda mais os laços com quem merece sua atenção, a FCDL/SC criou uma campanha com o tema “Consumo Azul”. O objetivo é fomentar atitudes sustentáveis de consumo para diminuir o índice de inadimplência no Estado. Desta forma, o comércio e os lojistas saem ganhando. Confira no Varejo em Pauta desta semana outras dicas para tornar este mês ainda mais especial para os consumidores.

Bons pagadores

Para você, faz diferença conhecer o histórico dos clientes na hora de conceder crédito? Com o Cadastro Positivo, é possível avaliar a performance do consumidor e oferecer melhores condições de negociação. A implementação da lei é uma grande conquista no setor varejista e proporcionará mais assertividade na concessão do crédito, reduzindo a inadimplência e as taxas de juros. Saiba mais sobre esse assunto no Varejo em Pauta desta semana.

Investimento Poderoso

Você tem consciência de qual é o seu investimento mais poderoso? Os valores e crenças do negócio são construídos com o que cada colaborador traz consigo para se misturar ao DNA da empresa. Portanto, estar atento e buscar o desenvolvimento do seu time é essencial para a formação de uma cultura organizacional de excelência. Afinal, sem aprendizado não há transformação. Confira mais dicas sobre como investir na sua equipe e criar uma cultura empresarial sólida no Varejo em Pauta desta semana.

 
Pular para a barra de ferramentas