Varejo em Pauta

Aqui no Varejo em Pauta, você terá acesso semanalmente a um áudio que se propõe a compartilhar experiências e conhecimento.

Em até 3 minutos, de modo simples e acessível, a FCDL/SC apresentará informações que visam oferecer alternativas para o empresário associado da CDL melhorar a performance do seu negócio, disseminar boas práticas de varejo e transmitir estímulos para o bom desempenho de suas atividades.

Balanço Geral

É comum fazer uma retrospectiva nesta época para relembrar os principais pontos positivos e negativos e traçar novas metas para o ano que vai iniciar. E não pode ser diferente no varejo. Aproveite o podcast desta semana para saber melhor como identificar os erros que precisam ser ajustados e aprimorar as técnicas que funcionaram para um ano novo mais promissor.

Papai Noel Chegou

O Natal anuncia que o ano do varejo está chegando ao fim. Nestes últimos dias de 2019, é tempo de colocar toda a energia que a data merece para conectar clientes com a sua marca. Confira o Varejo em Pauta desta semana para ver as possibilidades de turbinar as vendas e o relacionamento com o consumidor e a equipe.

Digital X Presencial

Investir no varejo digital ou presencial? Com as inovações tecnológicas, certamente esse questionamento já passou pela cabeça de diversos comerciantes. O Varejo em Pauta desta semana traz dicas de como aproveitar as vantagens que cada canal oferece e impedir que essa dúvida atrapalhe o foco no cliente.

Startups

A inovação no varejo faz com que os comerciantes revejam as práticas de mercado e busquem um alinhamento de dinâmicas mais atualizadas. No Varejo em Pauta desta semana, saiba mais como funciona o trabalho das startups e como os seus métodos ágeis podem trazer aprendizados e soluções para o seu negócio.

Hora do Show

Está quase chegando a data mais importante do varejo. O seu comércio está preparado para o Natal? O Varejo em Pauta desta semana traz um checklist para você se organizar e alcançar os resultados desejados neste período. Entre os principais itens abordados, não esqueça de definir ações e traçar um planejamento para atrair atenção do seu público-alvo.

Novembro Azul

As campanhas institucionais não são focadas em vendas, mas repercutem diretamente nos resultados. O Novembro Azul é um mês dedicado a conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata. Engajar-se na causa é mostrar que a sua empresa se preocupa com a sociedade onde está inserida. O Varejo em Pauta desta semana traz dicas importantes de como informar os seus clientes e funcionários sobre o assunto.

Black Friday

A Black Friday é uma megapromoção de vendas cujos descontos chegam a 70%. A data foi criada nos Estados Unidos e está cada vez mais consolidada no Brasil. A novidade deste ano é que pela primeira vez a quantidade de compras realizadas em lojas físicas devem se igualar ao e-commerce. Confira dicas de como preparar seu comércio para receber essa data no Varejo em Pauta desta semana. Faça o download dos materiais da campanha aqui.

Sempre Rosa

A responsabilidade social do varejo vai muito além da venda de produtos. Pensar no bem-estar e compartilhar informações com clientes e equipes é fundamental para garantir um negócio sustentável. Por isso, o Varejo em Pauta desta semana, convida você a participar da campanha Outubro Rosa. Atitudes simples como decorar a loja, divulgar dados e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico podem prevenir o câncer de mama.

Hora de Reciclar

O uso racional de energia é uma forma de sustentabilidade que pode gerar grandes benefícios para o seu negócio. Pensando nisso, a FCDL/SC firmou uma parceria com o Instituto de Estudos e Gestão Energética (INERGE), com o objetivo de implementar projetos que contribuam para a economia de energia em empresas associadas às CDLs do Estado. A ação faz parte do Recicla CDL – Eficiência Energética e é o tema do Varejo em Pauta desta semana.

Varejo Educação

Com a escassez dos recursos naturais, muito se fala em sustentabilidade e conscientização. O setor varejista também tem a responsabilidade de estimular novos padrões de comportamento no comércio e nos consumidores. Aproveite a chegada da primavera, o mês que a natureza revela a sua beleza, para debater o tema dentro da loja com os clientes. Pequenas atitudes podem gerar mudanças significativas. Para saber mais sobre o assunto, confira o Varejo em Pauta desta semana.

Isso importa

Criatividade é uma característica importante para o comércio que precisa se reinventar todos os dias. Você tem exercitado seu cérebro para ter uma mente mais criativa? Esta habilidade pode ser desenvolvida com uma triagem de conteúdo. Escolha bem o que você vai consumir, desde um livro, um programa na televisão ou uma música. Aumente seu repertório de experiências para sair fora da caixa e pensar diferente. Confira outras dicas no Varejo em Pauta para ter insights criativos e inovar o seu negócio.

Dia das Crianças

Você já percebeu que quando nos tornamos adultos vamos nos retraindo e deixando de lado a criatividade que se manifesta quando somos crianças? Com o dia 12 de outubro se aproximando, vamos deixar a criança que habita dentro de nós vir à tona. O Varejo em Pauta desta semana sugere que você promova um dia de descontração e brincadeiras com sua equipe para elevar o ânimo e trazer insights. Aproveite também o material produzido pela FCDL/SC para ativar seus clientes neste Dia das Crianças.

 

Semana do Brasil

A força das datas promocionais criam uma nova oportunidade de gerar negócios, vendas e estimular o crescimento do país. E para celebrar a Independência do Brasil, o poder público e a iniciativa privada uniram-se e criaram a Semana do Brasil. De 6 a 15 de setembro, o comércio intensificará promoções e descontos para acelerar o movimento em meio à retomada da economia brasileira. Os lojistas e consumidores catarinenses não podem perder esta oportunidade. Saiba mais no Varejo em Pauta desta semana.

Economia Prateada

Você já ouviu falar de economia prateada? De acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, a população acima de 60 anos cresce consideravelmente no Brasil. Estima-se que em 20 anos, mais de 88 milhões de brasileiros alcançarão essa faixa etária. A economia prateada nada mais é do que a atenção que o varejo precisa dar às necessidades deste público. O Varejo em Pauta desta semana traz dicas de como atrair o consumidor 60+.

Mês Quente

Setembro é comemorado o Mês do Cliente. Para estreitar ainda mais os laços com quem merece sua atenção, a FCDL/SC criou uma campanha com o tema “Consumo Azul”. O objetivo é fomentar atitudes sustentáveis de consumo para diminuir o índice de inadimplência no Estado. Desta forma, o comércio e os lojistas saem ganhando. Confira no Varejo em Pauta desta semana outras dicas para tornar este mês ainda mais especial para os consumidores.

Bons pagadores

Para você, faz diferença conhecer o histórico dos clientes na hora de conceder crédito? Com o Cadastro Positivo, é possível avaliar a performance do consumidor e oferecer melhores condições de negociação. A implementação da lei é uma grande conquista no setor varejista e proporcionará mais assertividade na concessão do crédito, reduzindo a inadimplência e as taxas de juros. Saiba mais sobre esse assunto no Varejo em Pauta desta semana.

Investimento Poderoso

Você tem consciência de qual é o seu investimento mais poderoso? Os valores e crenças do negócio são construídos com o que cada colaborador traz consigo para se misturar ao DNA da empresa. Portanto, estar atento e buscar o desenvolvimento do seu time é essencial para a formação de uma cultura organizacional de excelência. Afinal, sem aprendizado não há transformação. Confira mais dicas sobre como investir na sua equipe e criar uma cultura empresarial sólida no Varejo em Pauta desta semana.

Pular para a barra de ferramentas