Notícias

Recicla CDL na Escola 2018

 

RECICLA CDL NA ESCOLA 2018

Em sua oitava edição do Recicla CDL na Escola apresenta o tema “O que você pode fazer para promover um consumo consciente?”. Com isso, alunos do 1º ao 5º anos do ensino fundamental das escolas públicas municipais vão elaborar desenhos e, os do 6º ao 9º, redações sobre atitudes e hábitos que podem mudar para garantir a sustentabilidade do planeta.

O Recicla CDL na Escola 2018 mostrará por meio de vídeos e materiais de apoio que o consumo consciente começa com a escolha individual, uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir vida longa e saudável da vida do planeta. A humanidade já consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se os padrões de consumo e produção se mantiverem no atual patamar, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender às nossas necessidades de água, energia e alimentos. Esta situação ameaça a vida no planeta, inclusive da própria humanidade. Por isso, é preciso rever conceitos e atitudes.

QUEM PODE PARTICIPAR

Somente alunos do ensino fundamental matriculados nas escolas da rede municipal pública de ensino de Santa Catarina.

CATEGORIAS

Desenho: estudantes do 1º ao 5º anos

Redação: alunos do 6º ao 9º anos

TEMA DOS TRABALHOS:

“O que você pode fazer para promover um consumo consciente?”

NOVO PERSONAGEM DA LIGA SUSTENTÁVEL

A Liga mais querida do Brasil está de volta em uma aventura inédita. E o vilão mais detestado também. Apesar de todas as derrotas, o Doutor Imundo não desiste e está com novos planos para lucrar de forma irresponsável sem respeitar a natureza. Desta vez, sua nova empreitada é uma onda hipnotizante que estimula o consumo irresponsável e desenfreado nas pessoas, estimulando uma superexploração dos recursos naturais, o que irá levar a um esgotamento e escassez destes recursos, comprometendo o equilíbrio ambiental. Os raios atingem Dorinha, nova personagem da Liga que tem hábitos de consumo exagerados e os revê no decorrer do episódio. Agora, os super-heróis da Liga Sustentável estão a postos para acabar com os planos maquiavélicos do Dr. Imundo e salvar os amigos do feitiço do grande vilão do planeta Terra.

NOVOS ITENS NOS KITS DE TRABALHO

Como acontece anualmente, a FCDL/SC enviará gratuitamente, materiais desenvolvidos especialmente para o concurso. Os kits contam com duas novidades este ano: uma cartela de adesivos com atividades lúdicas e conceitos sobre “Consumo Consciente” e um jogo de tabuleiro com peças recicladas para melhor aproveitamento dos conceitos sobre o tema. Além disso, serão enviados folders com orientação aos professores, cartazes A3, fichas de inscrição, folhas de redação, envelopes para devolução dos trabalhos para a FCDL/SC, relatório de atividades do professor e DVD (conterá novo episódio da Liga Sustentável e os anteriores, regulamento do concurso, cartilhas de educação ambiental, playlist e arquivos do concurso em PDF).

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO PROFESSOR

Para continuar a avaliar a magnitude das ações preparatórias do concurso em sala de aula, a FCDL/SC enviará pelo segundo ano um Relatório de Atividades do Professor juntamente com o kit de trabalho. O objetivo desta ficha é aperfeiçoar as atividades que antecedem a realização do desenho e da redação e divulgar experiências exitosas.

PREMIAÇÃO

O Recicla CDL na Escola tem dois níveis de premiação: fase municipal, sendo escolhido um representante na categoria desenho e outro na categoria redação. Para estes vencedores, um kit contendo mochila e material escolar. Já na fase estadual serão destacados os cinco melhores trabalhos de cada modalidade (desenho e redação). A premiação é um tablet para o aluno e seu professor orientador.

Notícias
  • CDL Caçador promove palestra Criatividade e Técnicas de Venda

    Continue lendo Clique e leia
  • CDL Caçador firma parceria com a Credicomin

    Continue lendo Clique e leia
  • CDL Caçador movimenta a Toca do Coelho neste sábado

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais
Pular para a barra de ferramentas