Notícias
Recicla CDL recolhe 3,5 toneladas de lixo eletrônico em Caçador
A edição deste sábado do Recicla CDL mobilizou a comunidade caçadorense e resultou na coleta de 3,5 toneladas de lixo eletrônico. A iniciativa contou com dois pontos de recolhimento — no Parque Central José Rossi Adami e na loja Mania Fatal, no bairro Martello — facilitando o acesso da população ao descarte correto de equipamentos e eletrodomésticos inutilizados.
Todo o material arrecadado foi encaminhado à empresa Eco Centro Sul, especializada na separação e destinação ambientalmente adequada dos componentes eletrônicos. Por sua atuação responsável, a CDL Caçador recebeu da empresa o Certificado de Destinação Correta do Lixo Eletrônico, documento que comprova o cumprimento rigoroso das normas ambientais vigentes no país.
Para a presidente da CDL Caçador, Leila Romão, ampliar as práticas de reciclagem é uma necessidade urgente. “Aumentar a reciclagem é essencial para frear as mudanças climáticas e evitar a deterioração do meio ambiente. Os resíduos eletrônicos contêm elementos como chumbo, antimônio, níquel e mercúrio. O descarte inadequado de eletroeletrônicos, pilhas e baterias pode contaminar solos e corpos d’água com substâncias tóxicas”.

Entre os itens recolhidos, estavam desde televisores antigos, DVDs, videocassetes, aparelhos de som e equipamentos de telefonia, até eletrodomésticos como máquinas de lavar e tanquinhos. A ação também contou com o apoio da Uniarp, reforçando a importância da parceria entre instituições e comunidade para promover iniciativas de cuidado ambiental.
A CDL Caçador e a Eco Centro Sul já definiram o calendário para 2026, com três novas edições do Recicla CDL pré-agendadas para fevereiro, junho e novembro.



