Vacinação – Sarampo
ALERTA IMPORTANTE DO SERVIÇO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE/EPIDEMIOLOGIA
No sábado dia 30/11 das 08 horas até as 17 horas.
Prezados Empresários e Colaboradores
Como deve ser de conhecimento de todos estamos enfrentando o retorno do sarampo também em nossa cidade. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela DIVE/SC aponta que a faixa etária que mais tem contraído a doença no estado é justamente a de jovens adultos, com idade entre 20 e 29 anos. Do total de casos confirmados neste ano (94), 41 estão nesta faixa. Em Caçador até o momento foram confirmados dois (02) casos, 1 em criança e outro em uma jovem de 24 anos. Por esse motivo, é de extrema importância que possamos contar com a participação e comprometimento de todos vocês para verificarem sua carteira de vacina, ir até a unidade de saúde (posto de saúde) e avaliar a condição vacinal de cada um (a).
Sabemos que a vacinação é o procedimento que possibilita maior impacto na redução da morbimortalidade por ser uma prática de proteção dos trabalhadores contra os agentes infecciosos de doenças evitáveis por meio da vacinação. Trabalhadores cientes de seus direitos e empregadores de seus deveres representam maior produtividade, estimulada pela preservação da saúde e da vida.
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, potencialmente grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância e hoje também na vida adulta.
Quem tem até 29 anos deve receber duas doses para a imunização. Para a população entre 30 e 49 anos, o indicado é que recebam uma dose da vacina tríplice viral. Pessoas imunodeprimidas, acima 50 anos ou mulheres grávidas não devem tomar a vacina.
Para manter o nosso município somente com esses dois casos da é necessário aumentar a cobertura das vacinas. Contamos com o apoio e adesão de todos vocês, trabalhadores/colaboradores e empreendedores.
Grato
Célio Marcos Becker
Diretor Vigilância em Saúde / Epidemiologia
Caçador-SC